A G.·.L.·.T.·.P.·. - Maçonaria Tradicional Portuguesa, é uma Jurisdição Maçónica de Pessoas livres e de bons costumes, que pretendem cultivar o conhecimento e a intervenção no mundo. Fundamenta-se na tradição maçónica operativa, constituindo-se como uma escola iniciática de desenvolvimento interior, em fraternidade.

Reconhece um princípio criador que designa, conforme a tradição, Grande Arquitecto do Universo. Baseia-se na Pessoa Humana como elemento constitutivo da Sociedade. Reconhece a natureza única de cada indivíduo e a diversidade como característica de todos os grupos humanos. Não reconhece qualquer diferença entre as Pessoas senão as que resultam do carácter, da capacidade e da disponibilidade.

Os Obreiros da G.·.L.·.T.·.P.·. trabalham em Lojas. As Lojas são os elementos constituintes da Grande Loja, e compete-lhes a realização do trabalho maçónico.

A G.·.L.·.T.·.P.·. adota o Rito Escocês Antigo e Aceite. Os três primeiros Graus são administrados segundo a Constituição da Potência Simbólica. Os Graus de desenvolvimento da Mestria, também designados Altos Graus, do 4º ao 32º, são administrados pelo Supremo Conselho do Grau 33. 

 

© 2017 - Grande Loja Tradicional de Portugal